Artigos

Foi sucesso o V Colóquio Catarinense de Genealogia, em Florianópolis SC.

O V Colóquio Catarinense de Genealogia, evento do Instituto de Genealogia de Santa Catarina – INGESC, com o tema “Estudos das Fontes e Práticas na Pesquisa Familiar”, ocorreu neste sábado e domingo (30/9 e 1/10), nas dependências do Provincialado do Coração de Jesus, instituição das irmãs da Divina Providência, em Florianópolis.

O evento contou com 14 palestras de altíssimo nível, para um público de pesquisadores e interessados, culminando em uma Assembleia Geral que admitiu mais nove membros ao INGESC, deu posse a 13 associados e aprovou nove associados Beneméritos: Erico Szpoganicz, Maria Aparecida A. Dias de Souza, Maura Soares, Ismênia Ribeiro Schneider, Aderbal João Philippi, Vera Lucia Garcia Ferreira, Aguinaldo Valentin Fidelis, Sergio Luiz Ferreira e Regina Cascão. Foi aprovado também a inclusão na lista de Beneméritos todos os associados falecidos, como demonstração de nossa gratidão por suas pesquisas genealógicas. O INGESC reúne mais de 120 associados. Vice-presidente da instituição, que em 2024 completará 18 anos de contribuições significativas à sociedade catarinense, ministrei a palestra “Povos originários de Santa Catarina: dinâmicas e perspectivas genealógicas”.

Em nome do nosso presidente Fernando César Gomes Machado, e da nossa associada, a desembargadora do TJSC, Haidée Denise Grin, cumprimento os amigos presentes, desejando vida longa ao instituto

Vice Presidente William Wollinger Brenuvida

Algumas postagens dos Associados:

V COLÓQUIO CATARINENSE de GENEALOGIA 2023

De 29/09 a 01/10/2023 participamos do encontro de pesquisadores, escritores e membros do INGESC sob direção de Sr. Fernando César Gomes Machado e outros 15 palestrantes para estudo, avaliação e conhecer as regras da Lei Geral de Proteção de Dados, consultas por Family Search e pesquisas de Genealogia, Hemeroteca, fontes de pesquisa, dinâmicas, acessos aos arquivos do Tribunal de Justiça de SC, jornais revistas, e a Genealogia na complexa drama de vida dos imigrantes. E também conhecer a Colônia Alemã de Santa Isabel seus 175 anos de fundação.

Todos os participantes hóspedes do Provincialado Coração de Jesus em Florianópolis SC.

Fato importante: Além do conhecimento, dos novos quase 60 amigos, tive a honra de após 27 anos dar um forte abraço em meu familiar e sempre amigo Elio Holz, conterrâneo Santo-cristense.

Valeu, valeu … a história de nossos antepassados nos fazer saber quanto precisamos agradecer a evolução e capacidade (hoje).

Eliseu Holz

V COLÓQUIO DE GENEALOGIA DE SANTA CATARINA… Dia de encontros grandiosos, palestras memoráveis, dia de dividir o conhecimento e repassar aos novos que aqui chegam… dia de coquetel e café. Que alegria compartilhar o saber, os livros, as apostilas e o mundão de aspectos curiosos da busca pelos antepassados… Gratidão ao Ingesc… Gratidão

01.10.2023. Domingo de grandes emoções no V Colóquio de Genealogia S. C. O peregrino do Caminho de Santiago e escritor Sérgio Garcia nos emocionou… a plateia foi às lágrimas com seus relatos e sua trajetória incrível, cuja jornada resultou em livros importantes de pesquisa, Genealogia e viagens. Muitos aplausos!!!… na torcida que outros compêndios sejam lançados… Legado valioso pra eternidade.

Izabella Pavesi

 No V Colóquio de Genealogia Catarinense: um pouco de fontes e práticas genealógicas. Muito aprendizado! Bom rever os amigos e fazer novos. Na segunda foto parte dos participantes.

Diego de Leão Pufal

DESEMBARGADOR UNGARETTI PRESENTE!

Quando estava indo para o V Colóquio Catarinense de Genealogia, o saudoso desembargador Norberto Ulysséa Ungaretti veio-me à tela mental. Gostava muito deste meu querido professor de Direito na UFSC, palestrante e líder espírita dos mais qualificados.

Meu pai conta que o festejado desembargador estudava a genealogia dos São Thiago e que certa feita o falecido primo Acácio Garibaldi S. Thiago (inesquecível prefeito de Florianópolis, filho do meu tio-bisavô professor Marcílio Dias S. Thiago) disse-lhe, brincando, para parar com isso pois ainda acharia um ladrão de cavalos no Rio Grande do Sul. Tinha razão em parte o ex-prefeito, pois meu tetravô Peregrino Servita de Santiago (também São Tiago e São Thiago em diferentes fontes), embora filho e pai de manezinhos da Ilha de Santa Catarina, de fato nasceu em Porto Alegre, vindo depois a residir em Desterro, casado com filha do Comendador Polidoro do Amaral e Silva, da Laguna, ocupando importantes cargos na burocracia provincial – inclusive acumulando-os, diziam adversários políticos em jornais catarinenses do século XIX.

Contei parte disto hoje ao Fernando Machado ao chegar no colóquio, presidente do instituto que o organizou, o qual revelou-me que o desembargador Ungaretti foi um dos fundadores do instituto e financiador do mesmo nos seus primeiros anos!

Pedi a palavra ao fim do colóquio e contei tudo isso aos presentes, com todo respeito à instituição católica em que transcorria

Ernesto São Thiago

Socializando conhecimentos… aspectos da palestra que ministrei hoje, no V Colóquio de Genealogia, em Florianópolis/SC, organizado/promovido pelo INGESC – Instituto de Genealogia de Santa Catarina. Tema: “Imigração Alemã, Colônia Santa Isabel, 175 anos de fundação”.

Toni Jochem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *