Eventos

Release: A Árvore da Vida – Lebensbaum

A Árvore da Vida – Lebensbaum

Palestrante: Walkiria Maria Duwe Mulbert

Data e Local: 07/10/2017 às 9h30min, Auditório Pe. Eduardo Michelis, Casa de Encontros Provincialado do Coração de Jesus, Florianópolis/SC.

Tapeçaria Lebensbaum, 140 x 102 cm. Tecida por Walkiria Mülbert.1985.

A árvore da vida é um símbolo sagrado da criação, fecundidade e imortalidade. Representa a ligação entre o céu e a terra conforme as convicções cristãs. Desde os tempos remotos é considerada como símbolo religioso. Ela adquire diferentes significados para várias culturas. O simbolismo mais conhecido da árvore é a representação da vida e sua perpétua evolução, sempre em ascensão. Para os hindus e budistas a Árvore da vida é símbolo de felicidade, longevidade e boa sorte. Na Grécia e em Roma esta árvore está associada às divindades.

Já na antiguidade, segundo estudiosos, os povos celtas preocupavam-se em montar suas árvores genealógicas, ou árvores da vida, pois este ato tinha um significado mágico: reforçava os laços com os antepassados e prestava uma homenagem aos que lhes tinham transmitido a vida. Desde então, através dos séculos, muito se fez neste sentido através da escrita e da arte. Em 1909 o artista alemão Gustav Klimt (1862-1918) pintou a óleo sobre tela a Árvore da Vida. Esta representatividade encontra-se também nas tapeçarias antigas de várias culturas em que se verificam estilos próprios e característicos de cada pais.

A tapeçaria Lebensbaum, que em alemão significa Árvore da Vida, representa a hereditariedade familiar. Nos leva à reflexão da reprodução e da transformação do homem na vida e no tempo. É uma tapeçaria simbólica e, de acordo com a tradição alemã, muitas vezes feita para ser presenteada no casamento aos noivos que iniciariam uma nova vida familiar. Significa também a renovação e o renascer da vida.

A seguinte expressão alemã sintetiza seu significado: “Mit dem Lebensbaum last, sich das ganze wesen Gottes on das wesen manchaw on der Weld darstellen”. Em português significa: Através da Árvore da Vida pode-se representar toda a essência do Universo de Deus, o Homem e o Mundo.

Sobre a Palestrante: Nascida em Rio do Sul, tem pesquisado a história de sua família. Associada do INGESC. Formada em Artes Plásticas. Professora Pública e Cartorária. Conhecimentos de Arte Contemporânea, História da Arte, Escultura, Cerâmica, Pintura, Aquarela e Colagem dos Fios sob tela.

III Colóquio Catarinense de Genealogia – 07 e 08/10/2017 – Florianópolis, SC.
As inscrições para o Colóquio já estão abertas!
Contamos com sua participação!

Visite o site do evento: www.ingesc.org.br

Contatos:   contato@ingesc.org.br