Artigos

Ingesc fez lançamento de seu boletim Noticias Genealógicas de Santa Catarina e do livro da associada Maria Helena Meira Luz.

O Ingesc fez o lançamento da sua última revista Noticias Genealógicas de SC e o livro da associada Maria Helena Meira Luz. No dia 30 de julho de 2022, sábado, das 15 às 19 horas. No Auditório Pe. Eduardo Michelis – Casa de Encontros Provincialado do Coração de Jesus,na Rua Hermann Blumenau, 122 – Centro – Florianópolis. Um ótimo espaço para a realização de eventos. Estiveram presentes vários associados e convidados para prestigiar o encontro, depois de mais de dois anos sem encontros presenciais.

Foi muito bom rever os amigos. 👏👏👏

2 comentários em “Ingesc fez lançamento de seu boletim Noticias Genealógicas de Santa Catarina e do livro da associada Maria Helena Meira Luz.

  1. Eu sou uruguaia, de momento visitando o meu filho em Palhoca. Estou fazendo a minha genealogia azoriana e gostaria de saber onde eu posso investigar a chegada deles no Brasil. Pelo que eu li chegaram a Santa Catarina antes de se deslocar a Rio Grande e depois, em 1763, ser conducidos com o exercito espanhol pro Uruguai.
    Deve ter em algum lugar um registro dos barcos e os migrantes chegados entre 1748 e 1755.
    Agradeco muito se vcs podem me orientar.
    Amalia Rossi wapp +598 999 908 472

    1. Sra. Amalia,

      Infelizmente não existem registros de entrada desse período. A grande maioria chegou em Desterro, e muitos foram enviados para o Rio Grande Sul, e com a demora na distribuição das terras e as guerras algumas famílias retornaram para Desterro e outras seguiram para outros lugares. Fazemos pesquisas através dos registros paroquiais, apesar de faltar os primeiros livros. Qualquer coisa fora dos registros paroquiais já é romance. Vou me informar melhor sobre os que foram para o Uruguai, pois nunca estudei esses açorianos, com certeza os genealogistas do Rio Grande do Sul tenham muitas informações pois estudam muito a imigração açoriana, e no Uruguai tem uma Casa dos Açores.

      Fernando Machado
      Presidente do INGESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *